A AURORA DO EVANGELHO

INTRODUÇÃO – Texto Bíblico Principal: Gênesis 3:15

  1. A palavra “Gênesis” significa começo: Gênesis é o primeiro dos 66 livros da Bíblia. O livro de Gênesis descreve o começo de muitas coisas. Se não fosse por meio do conhecimento das páginas desse livro, não saberíamos como verdadeiramente foi a origem do mundo, do homem, do pecado, do mal, da vida, da morte, das línguas, das civilizações e de nossa história.

  2. A primeira profecia da Bíblia: Em Gênesis está a primeira profecia da história revelada ao homem. Essa primeira profecia é a primeira promessa de Deus aos seres humanos. Essa primeira promessa é o primeiro Evangelho – Boas Novas – de Deus à humanidade caída no desespero das trevas do pecado.

  3. Gênesis 3:15 é a aurora do Evangelho: Neste texto é esboçado o início e o fim da história do pecado no mundo. Neste texto encontramos a história do Grande Conflito entre o bem e mal. Além disso, encontramos a boa notícia da redenção do homem.

I. O PECADO TROUXE DESESPERO À HUMANIDADE:

1. O Pecado trouxe conseqüências imediatas:


  • Nas relações pessoais (Gênesis 3:12): O casal experimenta os primeiros sinais de alienação e da brutalidade no amor. Egoísmo, ciúmes, inveja, arrogância, presunção e problemas de relacionamento começaram a surgir após o pecado.

  • No plano físico (Genesis 3:16, 19): A vida humana terá de ser uma penosa luta para renovar e manter os processos vitais básicos; os quais, em certa medida, foram conturbados. Dor, doença, canseira, fadiga, incômodo, esgotamento e estresse passou a existir após a entrada do pecado no coração humano.

  • Na esfera espiritual (Genesis 3:8, 24): O ser humano transformou-se simultaneamente na fuga e banimento de Deus. A espiritualidade foi afetada. A partir daí a natureza pecaminosa influenciaria grandemente nas atitudes e decisões humanas. A natureza carnal é contra a natureza espiritual.

2. O pecado inverteu os planos de Deus: De governante deste mundo os seres humanos tornaram escravos do pecado (João 8:34).

3. O pecado trouxe grandes conseqüências: Ninguém pode desobedecer à Palavra de Deus sem ter de pagar por isso. O homem viu rompida a sua comunhão com Deus, e agora a própria natureza estava se rebelando contra ele.


II. DEUS TROUXE ESPERANÇA À HUMANIDADE:

Deus pergunta ao homem o que havia feito, ele acusa a mulher; Deus pergunta a mulher o que havia feito, ela acusa a serpente. Deus não faz nenhuma pergunta à serpente, Ele passa logo a sentença:

1. Deus amaldiçoa a serpente (Gênesis 3:14):

Literal: Quando Deus se refere a ela como um animal irracional (Gênesis 3:14).
Ela perde sua sagacidade e beleza.
Ela passa a rastejar sobre o ventre.
Ela passa a comer pó da terra.

Profético: Quando Deus se refere à serpente como sendo o próprio Satanás (Gênesis 3:15; Apocalipse 12:9).
Deus implanta na mulher a inimizade.
Deus se refere ao grande conflito entre o bem e o mal.
Deus fala de destruir Satanás até a morte.

2. Deus dá esperança à humanidade (Gênesis 3:15):

Em Gênesis 3:15 encontramos a fórmula de Deus para acalmar o casal desesperado com medo da morte. Essa fórmula é como um bálsamo refrescante no coração de Adão e Eva. É a primeira profecia bíblica, o primeiro evangelho, o primeiro raio de esperança para a humanidade em pecado.
“Porei inimizade... entre a tua descendência [da serpente] e o seu descendente [da mulher]”.

Aspecto literal: A mulher tem pavor de cobra até os dias de hoje.

Aspecto profético: Está claro que nestas palavras está condensado o tema do Grande Conflito entre Cristo e Satanás, o qual começou no Céu agora estaria na terra (Apocalipse 12:7-9). Essa luta é entre Satanás e a sua descendência (João 8:44; Atos 13:10 e I João 3:10) e a semente ou descendente da mulher. Jesus é chamado de semente (Apocalipse 12:1-5; Gálatas 3:16, 19) e foi Ele Quem veio a desfazer as obras do diabo.

“Este [o descendente da mulher] te ferirá a cabeça, e tu [serpente] lhe ferirás o calcanhar”.

Aspecto literal: A serpente prefere picar o pé (calcanhar) do homem e morre com uma pancada na cabeça.

Aspecto espiritual: A palavra para ‘ferir’ neste texto significa amassar ou esmagar. É evidente que esmagar a cabeça é muito mais grave que esmagar o calcanhar. Com certo limite, a serpente só poderia ferir o calcanhar da semente da mulher. “Graças a Deus a serpente não pode tocar-lhe a cabeça” (EGW, Cristo Triunfante, 29). Quatro mil anos depois de Eva, o Libertador estaria nascendo de Maria (Mateus 1:23; Lucas 1:31-35). Maria era uma virgem e estava grávida sem participação de homem algum (Isaías 7:14). Assim Jesus é o descendente da mulher e não do homem.

3. Jesus é a única esperança para a humanidade caída no pecado:

Tão logo o pecado produziu a ferida no coração humano, foi apresentado o remédio: Cristo, o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Por isso Deus fez vestimentas a Adão e Eva de cordeiro morto. Em Gênesis 3:15 vemos a síntese do evangelho:

  • A encarnação de Cristo: Jesus se tornaria homem. Sendo Deus Jesus passaria a ter natureza humana, pois é o descendente da mulher.
  • O sofrimento de Cristo: O calcanhar de Cristo foi ferido quando seus pés foram transpassados e cravados na cruz, e os sofrimentos de Cristo continuam nos sofrimentos dos santos por Seu nome (Colossenses 1:24). Foi por meio de Sua morte na cruz que Cristo anulou ao que tinha o poder da morte (Hebreus 2:14).
  • A vitória de Cristo: Quando Satanás pensou que estava ferindo-O só estava machucando Seu calcanhar, pois com Sua morte e ressurreição Jesus derrotou a Satanás. E, depois do milênio Jesus usará Sua autoridade para ferir na cabeça àquele que Lhe feriu no calcanhar (Romanos 16:20). O autor do pecado será destruído para sempre!

CONCLUSÃO:

  1. Jesus cumpriu a promessa feita a Adão a Eva cerca de 2000 anos atrás. Porém, ainda estamos num mundo onde Satanás está lutando contra os restantes dos descendentes da mulher, que são os cristãos fiéis (Apocalipse 12:12, 17).
  2. O reino do mal já foi derrotado na cruz, só falta Satanás e seus anjos serem destruídos e esmagados pela cabeça. É a única parte de Gênesis 3:15 que ainda não aconteceu. Mas no futuro bem breve isso vai acontecer (Romanos 20:16). Deixe essa promessa te encher de esperança!
  3. No fim dos mil anos a Cidade Santa descerá do Céu para a terra, os ímpios com Satanás tentarão destruí-la; então “desceu, porém, fogo do céu e os consumiu” (Apocalipse 20:7-9). Aceite a Jesus, faça parte dos vitoriosos!

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Manooo virou uma chave na minja cabeça. O Senhor já havia me trazido revelação sobre ap.12. Mas conectando à Genesis trouxe muita clareza. Gloria a Deus

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: