OS DESAFIOS DO EVANGELISMO ANTES DO FIM DO MUNDO


INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Mateus 24:3-14
1. O fim do mundo virá apenas quando o evangelismo alcançar seu alvo: Embora a maioria negligencie, a profecia diz que todos terão oportunidade de salvação antes do fim da história do mundo.
2. O fim do mundo é norteado pela ação missionária: Cada vez que o evangelho é pregado, se aproxima mais do fim.
3. O fim do mundo é positivo para os cristãos e negativos para os rebeldes: Quem se rebela consciente ou inconscientemente contra Cristo não terá a alegria da salvação, mas a tristeza da perdição. Jesus virá para buscar os fiéis e conduzi-los ao Reino dos Céus.
4. O fim do mundo é um evento que Satanás não quer que aconteça: Para atrapalhar o avanço do evangelho Satanás age por meio de guerras, rumores de guerras, ódio, perseguição e morte a fim de pressionar os fiéis a Deus e a Sua missão. Faz os cristãos perderem a paixão, o amor e a fé envolvendo-os mais e mais na iniqüidade e imoralidade.

I.  O EVANGELISMO AVANÇA EM MEIO ÀS FORÇAS DO FALSO EVANGELHO – Mateus 24:4-5, 11, 14
1. Os falsos cristos confundem a cabeça das pessoas induzindo-as ao engano e ao falso evangelho.
2. Os falsos profetas (pastores, pregadores, etc.) iludem as pessoas com promessas falsas.
3. Os enganados formam um grande número que impressionam aos que gostam de popularidade.
4. Os cristãos verdadeiros evangelizam sem cessar contra os desafios do engano.

II. O EVANGELISMO AVANÇA EM MEIO ÀS FORÇAS BELICOSAS – Mateus 24:6-8, 14
1. As guerras tentam impedir a pregação do evangelho. Desde o fortalecimento da reforma protestante o mundo experimentou o crescimento das guerras até alcançar proporções mundiais em 1915 e 1945.
2. Os rumores de guerras ameaçam o avanço das missões internacionais.
3. O aumento da guerra e rumores de guerras inibe aos missionários de irem além mar e dificultam a entrada de estrangeiros em países não-cristãos.
4. Os cristãos verdadeiros não deixam de anunciar o evangelho até mesmo diante da alta  periculosidade e dos desafios belicosos.

III. O EVANGELISMO AVANÇA EM MEIO ÀS FORÇAS DA PERSEGUIÇÃO – Mateus 24:9-10, 14
1. A perseguição visa ameaçar a propagação do evangelho limitando a atuação do cristão.
2. O ódio contra os cristãos é outra barreira contra o avanço evangelístico.
3. O ódio que induz à perseguição pode chegar ao assassinato, massacre e tortura de cristãos.
4. Os cristãos verdadeiros perseveram na pregação do evangelho mesmo em face da morte. Os mártires que sucumbiram testemunham esta realidade em todas as épocas.

IV.  O EVANGELISMO AVANÇA EM MEIO ÀS FORÇAS DO SECULARISMO – Mateus 24:12-14
1. O secularismo é mais sutil, mas resulta mais perigoso que todas as outras artimanhas de Satanás, o agente do mal.
2. O secularismo não impede de alguém ser religioso, mas não lhe permite abandonar a iniqüidade por amor ao evangelho. O amor diminui e a iniqüidade aumenta.
3. O secularismo enfraquece a moral, a verdade, a piedade, a paixão pelas almas e a perseverança na prática dos princípios bíblicos.
4. Os cristãos verdadeiros não desanimam da missão de anunciar o evangelho aos outros ainda que enfrente a pressão do secularismo.

CONCLUSÃO:
Jesus anuncia o cuidado que o cristão deve ter no tempo do fim. Ele advertiu sua igreja contra os perigos dos últimos dias, são eles:
1. A proliferação da arte do engano: Os falsos cristos e falsos profetas sempre existiram, mas aumentará nos últimos dias à medida que o verdadeiro evangelho é anunciado e a volta de Jesus se aproxima. Quanto mais próximo do fim, mais aparece a arte de iludir e confundir.
2. A proliferação das guerras: As guerras ameaçam e desanimam com suas dificuldades, mas o verdadeiro cristão não abandonará sua fé nem se renderá aos apelos do mal. A perseverança é característica essencial dos salvos na missão de salvar almas.
3. A proliferação do ódio: O ódio contra a igreja de Deus é notório em toda a história, mas será mais intenso cada vez que o evangelho avança e o fim se aproxima. Nada disso impedirá o perseverante cristão em sua missão de evangelizar.
4. A proliferação da iniqüidade: O secularismo induz o cristão a achar mais fácil e vantajoso seguir o mundo que manter-se puro e firme, mas um remanescente perseverará até o fim na missão mesmo que a influência do mundo seja forte demais.

APELO:
1. Seja um cristão firme, perseverante, íntegro e fiel mesmo em face às fortes conspirações contra a fé e o evangelismo.
2. Seja um cristão que promova a pregação do evangelho a fim de apressar a volta de Jesus para acabar logo com a história do pecado.
3. Seja um cristão consagrado, piedoso, corajoso e apressado em evangelizar, pois o tempo é curto e os enganos são muitos.
4. Seja um cristão dedicado, empenhado, que tenha paixão pelas almas que Cristo derramou sangue por elas.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Sabe irmão ao ler este apelo fico sensibilizada pois o meu maior desejo é ser uma crente altentica na pessoa santa de Jesus Cristo e ter mais compromisso com as almas que Ele comprou com seu sangue tão precioso.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: