JOVENS PUROS EM UMA SOCIEDADE TÃO IMPURA


INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Salmo 119:9-16
1. A sociedade atual é tão imoral e ataca os jovens para que estes vivam uma vida infeliz, caótica e deplorável.
2. A sociedade pós-moderna visa destruir a base da santidade, nobreza e pureza do procedimento humano, impossibilitando o jovem moderno de encontrar o perfeito prazer no caminho da vida.
3. A sociedade hodierna põe obstáculos quase intransponíveis na qual a juventude clama: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?” A resposta a esta pergunta se divide em quatro passos:

I.   AMAR A BÍBLIA COMO A PALAVRA DE DEUS PURIFICA O CORAÇÃO – Salmo 119:9-10
1. Os que amam a Bíblia desejarão conhecê-la melhor e saber como devem usá-la.
2. Os que amam a Bíblia buscarão de todo o coração o autor da Bíblia – Deus, e encontrarão nEle poder para não cair em tentação da atual sociedade.
3. Os que amam a Palavra de Deus encontram orientações para vencer as tentações e forças para purificar o seu coração.

II.  VIVER A BÍBLIA COMO REGRA DE FÉ E PRÁTICA PURIFICA A VIDA – Salmo 119:11-12
1. Os que amam a Bíblia desejarão guardá-la no coração a fim de praticá-la diariamente.
2. Os que amam a Bíblia encontrarão nela orientações como um mapa para a pureza, a moralidade e a felicidade, mas há a necessidade de suplicar ao Bendito Deus que ensine a usá-la corretamente.
3. Os que vivem a Palavra de Deus encontrarão poder para viver uma vida pura numa sociedade tão impura e contaminada com o mal.

III. PROCLAMAR A BÍBLIA COMO O BEM MAIS PRECIOSO PURIFICA A MENTE – Salmo 119:13-14
1. Os que amam e vivem a Bíblia terão experiências incomparáveis a quaisquer riquezas, e desejarão que outros a experimentem da mesma forma.
2. Os que experimentam a alegria e prazer da pureza produzida exclusivamente pela Bíblia compartilharão com outros dessa experiência.
3. Os que pregam sobre os nobres e puros princípios da Palavra de Deus manter-se-ão puros em uma sociedade impura e imoral.

IV. CONSIDERAR A BÍBLIA COMO FONTE DE PRAZER PURIFICA A ALMA – Salmo 119:15-16
1. Os que têm o caminho purificado experimentam um prazer incomparável, compartilha sua experiência com outros e pensam constantemente na Bíblia como um ambicioso pensa e fala de riquezas.
2. Os que entesouram a Bíblia no coração, que pensam nela o tempo todo e falam constantemente sobre ela, não desejam perder tal experiência esquecendo-se da Palavra de Deus.
3. Os que amam a Bíblia como a Palavra de Deus, vivem-na como valiosa regra de fé e prática, proclamam seus preceitos como o bem mais precioso e a consideram como fonte do mais puro prazer, conservará pura a sua alma (ser), seu caminho e seu coração em uma sociedade tão tentadora e com os princípios deturpados.

CONCLUSÃO:
1. Quando o ser humano, cedo na vida, deseja viver uma vida em plena harmonia com seu Criador (Deus) terá incomparável e inexplicável prazer em aprender, na prática, Suas santas Palavras.
2. Quando, desde a juventude, o ser humano busca, vive, prega e medita na Bíblia como a Palavra de Deus, elas serão parte de sua vida. Sendo que a Bíblia é santa, ela santifica a vida impura.
3. Quando a Bíblia estiver escondida no coração, a vida estará protegida da tentação; pois uma mente saturada com as páginas sagradas conduzirá o jovem por um caminho de pureza, santidade e prazeres incomparáveis.

APELO:
1. Purifique seu caminho desde a juventude observando-o segundo a Palavra de Deus.
2. Busque ao Senhor e a Sua Palavra de todo coração a fim de que não fujas do caminho da pureza.
3. Aprenda e proclame com todas as tuas forças o segredo da meditação na Palavra de Deus e seus resultados para que teu caminhar seja sempre puro.

Pastor Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários