A PATERNIDADE DIVINA DEVE MOLDAR A PATERNIDADE HUMANA


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Gênesis 2:15-17
1. Deus foi o Criador e Tutor dos primeiros seres humanos: Adão e Eva.
2. Deus demonstrou com Sua atitude como Adão e Eva e nós deveríamos agir com os filhos.
3. Deus esboçou o comportamento que os pais devem ter na arte de educar os filhos.

I.  OS PAIS DEVEM PROVER AMBIENTE IDEAL PARA SEUS FILHOS – Gênesis 2:15
Deus colocou Seus filhos num lugar adequado, preparado exclusivamente para eles, mas advertiu-os dos verdadeiros perigos. Por isso Deus dá ordens, atividades e responsabilidades a fim que eles não fiquem com a mente desocupada.
1. O ambiente deve transmitir paz: Os pais devem formar um ambiente calmo e tranqüilo a seus filhos, conversar com eles, dar responsabilidades, etc.
2. O ambiente deve ser pedagógico: Os pais devem prover os recursos para o bom desenvolvimento de seus filhos, não devem inventar perigos onda não há (bicho papão, fantasma, etc.) e omitir onde há (televisão, computador, vídeo games, etc.).
3. O ambiente deve ser bem localizado: Os pais precisam colocar seus filhos em lugares agradáveis e avisá-los e adverti-los dos possíveis perigos de ultrapassar os limites.

II. OS PAIS DEVEM APRESENTAR A REALIDADE DO BEM E DO MAL A SEUS FILHOS – Gênesis 2:16-17
Deus apresentou as vantagens da liberdade de escolha ("de toda árvore comerás livremente"), porém, também apresentou os limites da liberdade ("...mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás").
1. A realidade da liberdade: Os pais devem elucidar aos filhos o caminho do bem, suas vantagens e seus limites.
2. A realidade da vida e da morte: Os pais devem mostrar o caminho da liberdade a seus filhos e onde termina essa liberdade. A função dos pais é revelar aos filhos o rumo do sucesso e o desvio do fracasso, o caminho da vida e o desvio da morte.
3. A realidade do grande conflito entre o bem e o mal: Os pais jamais devem esconder a linha divisória entre o certo e o errado, o bem e o mal. Se tem algo que deve estar bem claro e nítido aos filhos é essa divisória antes de castigá-los. Cometer erros sem orientação não é desobediência, é ignorância. Castigar sem avisar é um erro contra o inocente.

III. OS PAIS DEVEM SER CLAROS E VERDADEIROS QUANTO À CONSEQUÊNCIA DO MAL – Gênesis 2:17
     Deus revelou claramente as conseqüências da desobediência caso Seus filhos ultrapassassem os limites: “pois no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.
1. As conseqüências do pecado: Os pais devem ser claros quanto aos direitos e deveres dos filhos e quanto as desvantagens e problemas de ignorá-los. Pecado é a transgressão dos direitos e deveres instituídos pelo Pai Celestial. O resultado do pecado é a morte!
2. As conseqüências da desobediência: Os pais devem deixar claro a seus filhos que a desobediência encurta a vida (Êxodo 20:12)
3. As conseqüências das escolhas erradas: Os pais não devem superproteger ou decidir tudo a seus filhos, mas devem ensinar e permitir que seus filhos decidam e escolham sabendo das devidas conseqüências. (Claro que os pais devem ser sábios para fazer isso baseado na idade e no desenvolvimento dos filhos).

CONCLUSÃO:
1. Deus apresenta o modelo da verdadeira paternidade, o qual deve ser seguido.
2. Deus apresenta as funções equilibradas da paternidade, as quais devem ser exercitadas.
3. Deus apresenta a responsabilidade da paternidade, a qual deve ser aplicada.

APELO:
1. Pais, não eduquem seus filhos baseado nos padrões do secularismo, mundanismo que destruirão a felicidade e o futuro de seus filhos.
2. Pais, não permitam que filosofias humanas cheias de falhas sejam padrões na educação dos filhos que Deus lhes confiou.
3. Pais, contemplem o amor, a misericórdia e o cuidado de Deus através das páginas da Bíblia a fim de que sejas influenciado pela paternidade divina.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários