PROMESSAS PARA QUEM TEM O CORAÇÃO AFLITO


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: João 14:1-3
1. Nesse texto Jesus se refere à Sua partida e ao propósito da mesma; e, também ao destino dos que O aceitarem. Ele não prometeu riquezas e bens materiais aqui na terra, mas um luxuoso Céu àqueles que nEle crêem.
2. Nesse texto Jesus usa palavras amorosas e esperançosas ordenando aos cristãos a não darem lugar ao medo, ansiedade e preocupação – “Não se turbe o vosso coração”.
3. Nesse texto Jesus exorta os cristãos a crerem em Sua promessa, pois a certeza de um lar celestial no fim da estrada da vida nos permite suportar com alegria os obstáculos e desafios ao longo da jornada cristã.

I. A PROMESSA DE JESUS É REAL E VERDADEIRA – João 14:1-2
Jesus diz a quem tem o coração turbado por esta vida: “Credes em Deus, crede também em mim”. Ele afirma: “Na casa de meu Pai há muitas moradas”. Ele fala francamente: “Se assim não fora, eu vo-lo teria dito”. Ele confirma e enfatiza: “Pois vou preparar-vos lugar”.
1. A promessa precisa ser literal para ter sentido aos que sofrem com o coração turbado.
2. A promessa precisa ser verdadeira para que seja possível confiar e crer em Jesus.
3. A promessa precisa ser real, como a realidade é em Jesus, e Jesus não falha.

II. A SEGUNDA VINDA DE JESUS AO MUNDO É REAL E VERDADEIRA – João 14:3
Jesus ainda diz: “E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei...” Depois de cumprir a promessa de preparar lugar, Jesus prometeu vir outra vez a este mundo, enfatizado na Bíblia mais de 2500 vezes.
1. A segunda vinda de Cristo não deve ser espiritualizada, ou afirmar que acontece quando o cristão morre. Jesus voltará visivelmente ao mundo para buscar os salvos.
2. A segunda vida de Cristo é a mais importante promessa que Jesus garantiu cumprir. Na primeira vinda, Jesus veio para libertar o ser humano do pecado; na segunda, Ele virá libertá-lo do mundo de pecado.
3. A segunda vinda de Cristo é o evento que culminará com o sofrimento do coração dos que crêem.

III. A CASA DO PAI PREPARADA POR JESUS É REAL E VERDADEIRA – João 14:2-3
Jesus declara: “voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também”. Jesus virá outra vez para levar consigo os que crêem para morar no Céu, na casa do Pai, onde Ele sempre estará com aqueles por quem Ele deu a vida.
1. A casa do Pai é real porque os discípulos de Jesus eram judeus, não gregos e platônicos. No pensamento judaico não existe o abstrato; mas tudo é real.
2. A casa do Pai é real porque Jesus não falou de um mero além celestial, mas de moradas, mansões e quartos reais.
3. A casa do Pai é real e verdadeira porque Jesus prometeu prepará-la. Embora já estivesse pronta, precisava ser preparada para receber os cristãos.

CONCLUSÃO:
Crer em Deus e confiar em Jesus é um antídoto para o coração aflito. Porém, Jesus complementa com a descrição da vida que aguarda àqueles que abrigarem no coração a crença na volta de Jesus.
1. O céu é um lugar real e verdadeiro: Jesus atualmente está preparando moradas para os salvos na própria casa de Deus, o Pai.
2. O Céu é um lugar perfeito e maravilhoso: As moradas já existem – “Na casa de meu pai há muitas moradas”, Jesus foi prepará-las (ornamentar, decorar) – “vou preparar-vos lugar”.
3. O Céu é um lugar especial e exclusivo: Nem todos irão morar no Céu, apenas os que crêem de coração em Deus e no Seu Filho Jesus.

APELO:
1. Viva crendo na maior promessa proferida por Jesus a você.
2. Viva sem desesperar-se com os obstáculos e desafios desta vida porque o Céu está sendo preparado para você.
3. Viva esperando ardentemente pela segunda vinda de Jesus.

Pr. Heber Toth Armí
Leia também "A grande esperança de morar no Céu" neste mesmo blog.

Postar um comentário

0 Comentários