TODOS OS POVOS DO MUNDO ESTÃO CONVOCADOS A UM LOUVOR INTERNACIONAL


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Salmo 117:1-2
1. O salmo 117 é o mais curto de todos os salmos e classificado como o menor capítulo da Bíblia.
2. O salmo 117, embora curto, foi citado pelo apóstolo Paulo à igreja cristã (Romanos 15:11).
3. O salmo 117 foi cantado por Jesus (Marcos 14:26), pois os salmos 113-118 faziam parte dos hinos pascais da liturgia judaica no tempo de Jesus (Mateus 26:26-30).

I.   O SALMO 117 CONVOCA A TODAS AS PESSOAS DO MUNDO INTEIRO A LOUVAR A DEUS – Salmo 117:1
Embora seja o mais curto dos salmos e o menor capítulo da Bíblia, sua mensagem apelativa ultrapassa as fronteiras geográficas e os limites religiosos do imenso e vasto Planeta Terra.
1. Todas as nações convocadas a louvar a Deus: argentinos, brasileiros, chilenos, uruguaios, peruanos, bolivianos, equatorianos, porto-riquenhos, cubanos, mexicanos, canadenses, espanhóis, italianos, ingleses, angolanos, croatas, israelenses, turcos, japoneses, chineses, coreanos, árabes..., todas as nações e etnias do mundo.
2. Todas as tribos nativas convocadas a louvar a Deus: Todos os aborígenes, autóctones, nativos e indígenas da América à Austrália, de todas as tribos são chamados a louvar a Deus com sua cultura e seus idiomas.
3. Todas as religiões convocadas a louvar a Deus: Sem exceção, nenhuma religião tem desculpas para não louvar a Deus. Neste texto todos os evangélicos, todos os pentecostais, todos os protestantes, todos os católicos, todos os budistas, todos os mulçumanos, todos os judeus, todos os agnósticos, todos os xintoístas, inclusive todos os ateus e os sem religião são convocados a louvar ao Senhor.

II.  O SALMO 117 APRESENTA O AMOR UNIVERSAL DE DEUS COMO O PRIMEIRO MOTIVO AO LOUVOR INTERNACIONAL – Salmo 117:2
1. O amor de Deus se manifesta a todos: A história de Israel é um monumento do amor de Deus a todas as nações. Elas estão registradas na Bíblia a fim de que todos saibam que, embora rebeldes e desobedientes, Deus bondosamente os amou.
2. O amor de Deus se manifesta em misericórdia todos os dias: O salário do pecado é a morte, mas com todos os pecados da humanidade, ela ainda existe; graças ao amor e à misericórdia de Deus.
3. O amor de Deus alcançou o ápice na cruz do Calvário: Jesus é o Filho de Deus; Emanuel, Deus conosco, que se fez carne a fim de morrer na cruz pela humanidade. Eis o grande motivo dEle merecer o louvor de todos.

III. O SALMO 117 APRESENTA A FIDELIDADE DE DEUS COMO O SEGUNDO MOTIVO PARA A CONVOCAÇÃO INTERNACIONAL DE LOUVOR – Salmo 117:2
1. A fidelidade de Deus não é aplicada somente aos bons: Deus faz o sol nascer sobre justos e injustos. Deus dá sabedoria e habilidades para a sobrevivência de maus e bons. A chuva rega a plantação do ímpio e do pio. Deus cumpre Suas promessas mesmo diante de ateus, zombadores e escarnecedores como no caso do povo de Israel.
2. A fidelidade de Deus não é uma bênção somente aos judeus: Deus abençoa a Abraão para que todas as famílias da terra fossem benditas nele (Gênesis 12:3). Na cruz, Deus cumpriu todas as promessas proferidas em todo o Antigo Testamento, trazendo bênçãos a judeus e aos gentios.
3. A fidelidade de Deus é oferecida a toda humanidade: A fidelidade de Deus foi vista no passado, é percebida no presente e será concluída no futuro. Depois de Sua morte e ressurreição Jesus ascendeu aos Céus, mas deixou a promessa de que voltará (João 14:1-3). Ele levará para o Céu gente de todas as raças os que O louvam aqui na terra. Estes sempre O louvarão por toda a eternidade.

CONCLUSÃO:
1. O salmo 117 é um tratado litúrgico sobre louvor a Deus: Deus é grande em Seu amor e eternamente fiel em Suas promessas, por isso os que O conhecem e O louvam, acham descanso seguro nEle.
2. O salmo 117 é uma mensagem apelativa às pessoas de todos os lugares: A razão principal para a convocação do salmo não é apresentar um plano escatológico de que todos vão converter-se, mas o princípio real de que YAHWEH é o único Deus que merece o louvor do mundo inteiro.
3. O salmo 117 é um apelo compacto constituído de um anseio divino que se realizará profeticamente no futuro: Embora nem todos se converterão a Deus ou dispor-se-ão a adorá-Lo no presente; no futuro, porém, quando todos reconhecerem que Deus é amor e justiça, todo joelho de toda a Terra se dobrará diante dEle, inclusive Satanás (Filipenses 2:10-11). Contudo, para a maioria será tarde demais.

APELO:
1. Participe agora da maior convocação mundial para louvar o Senhor de todo o Universo.
2. Participe desde já do maior louvor do mundo para que continues na eternidade.
3. Participe agora com os verdadeiros adoradores para não participar com Satanás no dia do juízo.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários