A MENSAGEM DO NATAL E O SALMO 117


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: Salmo 117:1-2

1. Não olhe para a singularidade do tamanho do Salmo 117, olhe para a profundidade de seu conteúdo.
2. Não dê atenção para a quantidade de palavras do Salmo 117, atente para a qualidade de cada uma de suas palavras que formam suas frases.
3. Não ignore esse salmo por ser tão breve, pois por ser inspirado e compor a Palavra de Deus, ele é digno de tua reflexão e oração; seus temas resumem todos os 149 salmos do saltério.

I.  NATAL É TEMPO DE LOUVAR A DEUS, ENTÃO, LOUVEM AO SENHOR TODAS AS NAÇÕES – Salmo 117:1

Embora a data natalina de Jesus seja uma imposição eclesiástica, sem confirmação histórica, o que importa é que Jesus nasceu neste mundo. Outra coisa, no Antigo Testamento, todo final do ano litúrgico era tempo de reflexão e adoração solene e o natal é no fim do ano, então:
1. O que é importante no natal? O Natal é um momento de louvar a Deus porque é o final de um ano cheio de bênçãos.
2. Como viver o dia de natal? O Natal é um tempo de louvor pelo dom da vida, pela saúde, pela família e tantas outras coisas recebidas de Deus durante todo o ano que está findando. Sejamos agradecidos!
3. O que se deve fazer no natal? O Natal é um tempo de reflexão, gratidão e louvor para todas as nações; e, o Salmo 117 convida a todos a exercitar tais atitudes.

II. NATAL É TEMPO DE CELEBRAR O AMOR, ENTÃO RECONHEÇA A GRANDIOSIDADE DO AMOR DE DEUS – Salmo 117:2

Embora o dia 25 de dezembro seja apenas uma data simbólica tradicionalmente comemorada como sendo o nascimento de Jesus, é fato que as famílias se unem, as pessoas se aproximam e se alegram. O amor é o elo que liga uns aos outros, e Deus é amor!
1. O amor de Deus é real: O Natal é o momento de lembrarmos que Deus é amor, por isso deu Seu Filho para morrer por nós; consequentemente vivemos e comemoramos a vida de ano em ano.
2. O amor de Deus marcou a história: O Natal é comemorado no fim de cada ano, por isso é o momento de reconhecer que o maior presente que alguém pode receber veio do Céu, dado por Deus, que é a vida de Seu Filho.
3. O amor de Deus é incondicional: O Natal é quando a promessa de salvação deve ser exaltada, pois ainda que os pecadores não mereciam, mesmo assim Deus foi leal em cumpri-la dando Seu Filho para nascer neste mundo cruel.

III. NATAL É TEMPO DE REFLETIR SOBRE A FIDELIDADE DE DEUS POR NÓS, PORQUE SUA FIDELIDADE DURA PARA SEMPRE – Salmo 117:2

Embora o dia de refletir sobre a fidelidade deva ser todos os dias do ano, o fim do ano é um momento bem oportuno, porque sem Jesus o natal estaria desprovido de sentido e a vida não existiria; é devido a que podemos olhar para trás e ver tudo o que Deus nos fez, a despeito de nossas atitudes negativas diante dEle, que o natal ganha sentido e significado real.
1. Deus é fiel quando todos nós somos infiéis: Quantas vezes ignoramos a Deus, Sua Palavra, Sua igreja, Sua vontade. Muitos, mesmo rebelando-se contra o autor da existência o ano inteiro, estão vivos a cada fim de ano!
2. Deus nos conserva com vida quando deveríamos estar mortos por nossos pecados: Quantos erros nós cometemos durante o ano e ainda estamos vivos no final dele mesmo que o salário do pecado seja a morte. Precisamos reconhecer a graça de Deus!
3. Deus nos dá o que precisamos para preservar a vida: O sol, a chuva, os grãos que brotam na terra é o poder de Deus agindo; ou seja, o alimento existe porque Deus permite e age na natureza, Ele é fiel para com todos ainda que nem todos sejam fieis para com Ele.

CONCLUSÃO:

1. O Salmo 117 deve ser lido no Natal, pois ele convida a todos a se unirem em louvor e adoração ao Senhor Deus do Universo.
2. O Salmo 117 deve ser considerado no Natal, pois ele pede que todos reconheçam a grandiosidade do amor de Deus.
3. O Salmo 117 deve ser recitado na Ceia de Natal, pois é devido à fidelidade dAquele que dá a chuva, o sol e faz a semente brotar que podemos ter comida na mesa durante todo o ano, e, ainda realizar uma deliciosa ceia no final de cada ano.

APELO:

1. Enquanto a maioria está correndo atrás de papai Noel, pare e eleve um louvor ao Papai do Céu!
2. Enquanto muitos estão ansiosos por dar e receber presentes, reconheça que o maior presente é Jesus ter nascido para dar a Sua vida por amor a você!
3. Enquanto multidões “enchem a cara”, pulam e dançam, celebre a fidelidade de Deus por você!
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

3 Comentários

  1. E a mais pura das verdades natal e tempo de adramos a Deus ,todos os dias devemos adora-lo nosso Deus Jeová e seu filho nosso Salvadoor Jesus ,mas o naqtal ,devemos comemorar ,o seu nascimento ao mundo ,para nos salvar ,com ações de graças e louveres ,não enchendo de bebida alcoólica e festas .

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela linda mensagem, pastor Heber.
    Que Deus continue te abençoando. Feliz Natal e um Ano Novo na companhia de Jesus.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: