USE TEU DOM COM O PROPÓSITO PELO QUAL ELE TE FOI DADO


INTRODUÇÃO: Texto bíblico: I Pedro 4:7-11
1.   O povo está mais sedento do Evangelho verdadeiro que o peregrino num deserto sem água.
2.  O povo do mundo está mais disposto a ouvir o Evangelho do que os membros da igreja a fim de proclamá-lo.
3.  O povo está tão carente de algo real, concreto e que dê sentido à vida neste Planeta incerto que está aceitando qualquer coisa, ainda que não satisfaça satisfatoriamente a alma.
Na tentativa de atender às mais terríveis necessidades humanas – as quais nada satisfazem senão o Evangelho – é que Deus dá dons àqueles que se convertem ao cristianismo verdadeiro. Veja os pontos didáticos do ensino do apóstolo Pedro:

I. CADA MEMBRO DA IGREJA PRECISA CONSCIENTIZAR-SE DO TEMPO EM QUE VIVE – I Pedro 4:7-9

1. Ao saber o tempo em que vive, cada membro da igreja deve agir com mais prudência, bondade, oração, amor e ação.
2. Ao reconhecer que o juízo é iminente, nenhum crente deve relaxar na fé, mas desenvolver a fé mais intensamente.
3. Ao identificar o tempo presente como o tempo do fim, cada cristão verdadeiro deve empenhar-se mais na obra de Cristo a fim de levar perdidos à salvação.

II. CADA SERVO DE DEUS NECESSITA AGIR CRITERIOSAMENTE AO USAR TODO DOM RECEBIDO – I Pedro 4:10

1. Os cristãos verdadeiros, sem exceção, recebem de Deus um dom logo no momento da conversão, a fim de servir aos irmãos e aos indivíduos sem Cristo.
2. Os cristãos capacitados com os dons espirituais são as ferramentas de Deus na Terra para alcançar, se possível, a todos os habitantes do Planeta.
3. Os cristãos cheios do amor de Deus amam aos que estão longe desse amor de tal maneira que apresentam Deus através de seus gestos, palavras e atitudes.

III. CADA DISCÍPULO DE CRISTO DEVE SER RESPONSÁVEL COM OS SEUS DONS ESPIRITUAIS – I Pedro 4:10-11

1. Como na distribuição dos dons aos cristãos, Deus não deixa ninguém de fora; Ele não Se satisfaz se os Seus filhos O ignoram na falta de responsabilidade com Seus dons.
2. Como Deus serve a Sua igreja com vários dons, Ele almeja que cada membro use Seus dons a fim de que várias pessoas sejam alcançadas.
3. Como graciosamente Deus distribui Seus dons, assim Ele demonstra que cada cristão deve servir ao próximo graciosa e multiformemente.

IV. CADA CRISTÃO TEM DE GLORIFICAR A DEUS NA MINISTRAÇÃO DE CADA DOM – I Pedro 4:11

1. O dom dado por Deus é para ser usado em benefício da missão na Terra em prol de pecadores que perecem por não conhecerem o caminho da Verdade e da Vida.
2. O dom dado por Deus usado para exaltar a quem o recebeu e não Àquele que o deu, não está sendo usado como deveria, isso resulta em desarmonia ou paralisia na obra de igreja.
3. O dom dado por Deus aos cristãos deve ser usado para glorificá-lO no serviço à Sua obra aqui na Terra, visando resgatar pecadores das garras do diabo. 

V. CADA PESSOA SALVA APRESENTA TODO RESULTADO DE SEUS DONS A DEUS – I Pedro 4:11

1. O serviço cristão realizado por meio dos dons deve levar a assinatura de Deus e dar a Ele o devido crédito, isso será possível ao cristão que for humilde e sincero.
2. O resultado do uso dos dons nunca deve ser para honrar quem os possui, mas glorificar Àquele que os deu, por ser dono de tudo.
3. O serviço ministrado por meio dos dons espirituais não tem o propósito de promoção pessoal, mas exaltação divina, ao invadir o reino das trevas com a luz de Cristo.

CONCLUSÃO:
1. Cada um dos cristãos recebe gratuitamente de Deus um dom para agir graciosamente em prol dos não crentes, atraindo-os à Salvação em Cristo Jesus.
2. Cada um dos cristãos possui pelo menos um dom espiritual para somar aos dons de toda a igreja a fim de fazer avançar o reino de Deus em todo o mundo.
3. Cada um dos cristãos é chamado a servir e ministrar segundo a força que Deus dá, a fim de glorificar a Deus em tudo o que faz, como bons despenseiros da multiforme graça divina!

APELO:
1. Conscientize-se de que o tempo presente é o tempo do fim.
2. Seja criterioso usando cada dom que Deus te deu para Sua obra.
3. Responsabilize-se com cada dom espiritual sem negligenciar nenhum deles.
4. Glorifique a Deus desenvolvendo cada dom espiritual que você recebeu.
5. Apresente a Deus resultados de teus dons dando-Lhe os devidos créditos.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

1 Comentários

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: