JOANA EVIDENCIA IMPORTÂNCIA DAS MULHERES NA IGREJA


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Lucas 8:1-3

1. Considerando que mulheres na época e no contexto de Jesus não podiam seguir nenhum Mestre, Joana quebrou paradigmas porque Jesus a libertou, a restaurou e a aceitou em Seu grupo de discípulos.
2. Considerando que as mulheres eram desprezadas e taxadas de incapazes de aprender, Joana mostrou-se aprendiz e seguidora do Mestre Jesus, que a valorizou como ninguém a havia valorizado.
3. Considerando tudo o que recebeu de Jesus, Joana tornou-se exemplo de serva de Cristo disponível para manter Sua obra em andamento neste mundo.

I. A AÇÃO DE CRISTO NO MUNDO INCLUIU TANTO HOMENS COMO MULHERES EM SEU GRUPO DE TREINAMENTO – Lucas 8:1-2

1. O ministério de Jesus é um movimento: Jesus era itinerante, ia de cidade em cidade anunciando com autoridade e sabedoria o gracioso reino de Deus, que traz salvação a homens e mulheres.
2. O ministério de Jesus tem como objetivo anunciar o evangelho do reino de Deus: Mais do que libertação e cura física, o evangelho liberta e restaura emocional e espiritualmente. A graça transforma totalmente!
3. O ministério de Jesus carece da participação de homens e mulheres: Jesus não fez como os outros mestres de Sua época que só permitiam que homens os seguissem. Ele incluiu as mulheres!

II. A LIBERTAÇÃO ESPIRITUAL QUE CRISTO OPERA NAS MULHERES TORNA-AS DEDICADAS SEGUIDORAS DELE – Lucas 8:2

1. Mulheres libertas de espíritos malignos tornam-se dedicadas seguidoras de Cristo: Jesus não se incomoda com a antiga condição espiritual de Suas seguidoras.
2. Mulheres curadas de enfermidades colocam-se a serviço do Mestre dos mestres: Jesus não Se importa com a antiga condição social de Suas seguidoras.
3. Mulheres convertidas a Cristo dedicam vida, habilidades e recursos para promover a missão evangélica: Jesus não rejeita a participação ativa das mulheres em Seu ministério. Como os homens, elas compreendiam, aceitavam e participavam na proclamação do evangelho.

a) A conversão das mulheres é notada no discipulado, em sua forma de seguir a Jesus.
b) A devoção espiritual das mulheres é evidente no constante serviço dedicado a Cristo.
c) A entrega a Cristo realizada pelas mulheres é nítida na cooperação e assistência espontânea que elas dão à obra evangelística.

III.  O MINISTÉRIO DE CRISTO NO MUNDO PRECISA DA ASSISTÊNCIA ESPONTÂNEA DAS MULHERES – Lucas 8:3

1. Mulheres comprometidas com Cristo não são pesos à igreja, mas apoio e bênção; elas estão dispostas a tudo visando o avanço do reino de Deus no mundo.
2. Mulheres convertidas a Cristo são generosas com seus recursos promovendo a prosperidade da obra dAquele que as restaurou física, social, emocional e espiritualmente.
3. Mulheres no tempo do fim devem fazer grande obra em favor de Cristo, assim como as mulheres no primeiro século fizeram. Ellen G. White destaca:

a) “Há muitas mulheres que deviam trabalhar no ministério evangélico. Em muitos aspectos, elas fariam mais bem do que os ministros que negligenciam visitar o rebanho de Deus”.
b) “Se houvesse vinte mulheres onde agora há uma, as quais fizessem dessa santa missão [pregação do evangelho] a sua obra acalentada, veríamos muitos mais convertidos à verdade. A influência refinadora e suavizadora de mulheres cristãs é necessária nesta grande obra de pregar a verdade”.
c) “É a assistência do Espirito Santo de Deus que prepara os obreiros, homens e mulheres, para se tornarem pastores do Seu rebanho”.
d) “O Senhor deseja que Seus servos ministradores ocupem um lugar digno da mais elevada consideração. Na mente de Deus, o ministério de homens e mulheres existiu antes que o mundo fosse criado”.

CONCLUSÃO:

1. Se era inadmissível e motivo de escândalo ser seguido por mulheres e, mesmo assim Jesus inclui-as em Seu grupo de discípulos, fica evidente que elas ocupam lugar especial em Seus sagrados e importante planos.
2. Se Jesus não condicionou Seu ministério pelos parâmetros culturais ou religiosos de Seus contemporâneos, Ele agiu diferente das imposições das mentes mais brilhantes e da opinião dos mais versados eruditos considerando que as mulheres não são inferiores aos homens no ministério eclesiástico.
3. Se Jesus quebrou a ética e o status quo instituído pela sociedade de Seu tempo, é porque Ele quer mulheres piedosas, sábias e estrategistas no desenvolvimento de Sua obra evangelística no mundo.

APELO:

1. Homens, valorizem as mulheres como Cristo as valorizou!
2. Mulheres, sigam a Jesus como Joana e suas amigas fizeram!
3. Homens e mulheres, unam-se humildemente na dependência do Espírito Santo para investirem tempo, talento e recursos na pregação do evangelho. 

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários