DEUS CANTA ALEGREMENTE BELAS MÚSICAS DE AMOR!


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Sofonias 3:17

1. Deus não é carrancudo, triste, frio e indiferente diante de Seu povo.
2. Deus é alegre, e vários textos bíblicos declaram isso. Veja alguns:

a) “... porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais...” (Deuteronômio 30:9, NVI).
b) “Porque o Senhor se alegra com o Seu povo. Ele recompensará os humildes, dando-lhes salvação” (Salmo 149:2 [4], o Livro). A NTLH diz: “O Senhor está contente com Seu povo...”.
c) “Eu ficarei contente com Jerusalém, e o Meu povo Me encherá de alegria...” (Isaías 65:19, NTLH). A Bíblia de Jerusalém traduz assim: “Sim, regozijar-Me-ei em Jerusalém, sentirei alegria em Meu povo”.
d) Assim como o Antigo, o Novo Testamento oferece-nos vários textos que revelam satisfação e alegria de Deus, veja Lucas 15:5-6, 23-24, 32; João 15:11.
3. Deus Se alegra e canta, e não há melhor texto para esclarecer isso como Sofonias 3:17:

a) Na Nova Versão Internacional: “O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele Se regozijará em você, com Seu amor a renovará, Ele Se regozijará em você com brados de alegria”. 

b) Na Nova Tradução na Linguagem de Hoje:

“Pois o Senhor, seu Deus, está com vocês;
Ele é poderoso e o salvará.
Deus ficará contente com vocês
E por causa de Seu amor Lhes dará nova vida.
Ele cantará e se alegrará,
Como se faz num dia de festa”.

c) Na paráfrase A Mensagem:

“Seu Eterno está presente entre vocês,
O Guerreiro forte pode salvá-la.
Feliz por você ter voltado, Ele irá acalmá-la com Seu amor
E alegrá-la com Suas belas canções”.

I. DEUS AMA AOS SERES HUMANOS – Sofonias 3:17

Por amar aos seres humanos, Deus:
1. Se aproxima deles para estar bem junto, no meio deles.
2. Se apresenta como o Guerreiro poderoso deles para lhes proteger.
3. Faz de tudo para libertá-los e salvá-los:

a) De inimigos e outras ameaças que promovem medo e angústia.
b) De situações deprimentes, opressoras e repressoras.
c) Do pecado e de todas as suas terríveis consequências e desgraças.

II. DEUS SE ALEGRA COM OS PECADORES – Sofonias 3:17

1. Deus Se alegra por amar aos pecadores e estar na companhia deles.
2. Deus Se empolga alegremente e vibra com o sucesso dos pecadores:

a) Quando eles aprendem o quanto carecem de Seu amor e graça.
b) Quando eles se arrependem de seus pecados e voltam para Ele.
c) Quando eles permitem que Ele opere com Seu poder em sua vida.
d) Quando eles recebem positivamente a vida, o amor e o perdão oferecidos por Ele.
e) Quando eles são libertos da situação deprimente, opressora e repressora causada pelo pecado.

III. DEUS CANTA PARA OS SALVOS – Sofonias 3:17

1. O amor de Deus por Seu povo enche Seu coração de alegria pelo simples fato de Ele estar presente no meio de pecadores que se rendem a Ele – isso O motiva a cantar!
2. O amor de Deus ligado à alegria é tão empolgante a tal ponto de levar o Soberano do Universo a cantar entusiasticamente.
3. Deus compõe e canta belíssimas canções para pecadores, quando estes se arrependem de seus pecados e aceitam Seu plano de salvação elaborado com infinito e divino amor.

CONCLUSÃO:

1. Deus ama os seres humanos, por isso Se dedica ao máximo para resgatá-los das terríveis consequências causadas pelos pecados: “A mais bonita e encorajadora imagem de Deus no livro de Sofonias é apresentada no capítulo 3:17, que resume bem as atividades únicas de Deus por Seu povo fiel [...]. Deus nos fala em Sua linguagem de amor, assim como um pai, com toques amorosos, beijos e palavras gentis, acalma um filho que está aflito, chorando, com medo e decepcionado, até que ele fique tranquilo e durma em seus braços, confiando e descansando nesse amor. Da mesma forma, Deus dá a Seus filhos a certeza de que eles estão seguros e protegidos em Seu amor e, assim, Ele nos acalma” (Zdravko Stefanivic, Lição da Escola Sabatina, abril-junho, 2013, p. 115).

2. Deus se alegra quando vê pecadores aderindo aos Seus amorosos propósitos: Quando pecadores passam a servir a Deus e a adorá-lO, o próprio Deus fica satisfeito; por isso Ele “é retratado numa atividade incomparável (nunca mais mencionada em todo o Antigo Testamento): Ele está regozijando sobre Seu povo com alegria” (Jiri Moskala, Teologia e Metodologia da Missão, p. 50).

3. Deus canta alegremente quando seres humanos O servem integralmente: “Aquele que mais se aproxima da perfeição da divina benevolência de Cristo causa alegria entre os anjos celestiais. O Pai se regozija a seu respeito com cânticos; pois, acaso, não está trabalhando no Espírito do Mestre, sendo um com Cristo assim como Ele é um com o Pai?” (Ellen G. White, Fundamentos da Educação Cristã, p. 480).

APELO:

1. Sendo que você é alvo do amor de Deus, deixe-O agir em tua vida para te libertar de tudo aquilo que te impede viver de verdade para, então, guiar-te para a verdadeira felicidade.
2. Sendo que Deus se alegra em você quando permites que Ele te liberte, te guia e salva para que O sirvas e O adore com entusiasmo e satisfação, não rejeite Sua presença. Seja motivo de maior alegria para Ele entregando-se a Ele e a Seu serviço.
3. Sendo que Deus canta com empolgação ao vibrar com teu sucesso em Seus elevados e maravilhosos planos, prepare-se para vê-lO cantar lá no Céu quando os fieis forem levados para estar continuamente na presença divina.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

2 Comentários

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: